top of page
BANNER SEMINÁRIO .png

II SERER
Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais

"A conscientização da opressão ocorre, antes de qualquer coisa, pelo racial", é o que nos diz Lélia Gonzalez em seu livro "Por um feminismo Afro-Latino-Americano" (2020).

 

A conscientização racial é o ponto de partida para enfrentar e combater o racismo e toda forma de preconceito. E, na escola, tem seu marco com a implementação da lei nº 10.639 de 2003, que completa 20 anos em 2023.

Com o objetivo de promover uma maior valorização e reconhecimento da contribuição dos povos afrodescendentes e indígenas para a formação da sociedade brasileira, estabeleceu que o conteúdo sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena deveria ser integrado de forma transversal em diversas disciplinas, não se limitando apenas a uma matéria específica. 

 

Ao longo dos anos, a Lei 10.639 tem sido um ponto central nas discussões sobre educação, diversidade cultural e inclusão social no Brasil. Ela reflete a importância de reconhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural do país, além de contribuir para o combate ao racismo e à discriminação.

 

Neste sentido, nascendo no seio de um curso de formação de professores, como é a Licenciatura em Pedagogia, o II Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais tem como objetivo contribuir para a promoção de uma educação dessas relações, de uma maneira criticamente referenciada, além de difundir conhecimentos, práticas e estratégias didático-pedagógicas que fortaleçam a formação inicial e continuada de docentes e também refletir sobre avanços, desafios e perspectivas ao longo desses 20 anos da Lei 10.639.

 

O II SERER acontecerá de 27 a 29 de novembro de 2023, na Faculdade FASUP, e contará com palestras, debates, apresentações de relatos de experiências e muito mais. Em breve a programação completa será divulgada na página institucional e nas redes sociais da FASUP.

Edições Anteriores

bottom of page