RESPONSABILIDADE SOCIAL
A responsabilidade social da instituição é compreender as necessidades reais e as potencialidades da região a fim de evidenciar as possibilidades para o desenvolvimento local. A FASUP prima pela inclusão social dos seus discentes e egressos por meio das atividades educacionais, condizentes com os princípios consolidados da instituição, para atuar com eficiência e eficácia diante dos desafios emergidos de uma sociedade em transformação. A instituição preza pela melhoria contínua e excelência educacional focada no discente e no desenvolvimento da região.
A organização colegiada da instituição garante a cooperação das categorias integrantes da comunidade por meio da gestão democrática das atividades acadêmicas com seus discentes, docentes e demais funcionários. A IES tem como responsabilidade diante das suas relações com a comunidade, entre outras, de:
-
Atuar com entidades para a construção positiva da sua imagem;
-
Promover cursos, seminários e palestras de interesse comum da comunidade e Instituição por iniciativa própria ou com parceria de outras instituições;
-
Evidenciar na comunidade acadêmica e empresarial, docentes e outros profissionais com potencial para prestação de serviços na instituição;
-
Identificar as necessidades do mercado de trabalho para viabilizá-las em cursos de graduação, extensão e pós-graduação;
-
Atuar com escolas e entidades carentes na oferta de cursos sem fins lucrativos; e
-
Avaliar o seu desempenho a cada semestre, principalmente quanto aos cursos de graduação e pós-graduação ofertados, conforme o Plano de Autoavaliação Institucional, em consonância com os princípios estabelecidos pela Lei do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
O intercâmbio com a comunidade contribui para o desenvolvimento da região, ao gerar novos empregos, quando se capacita profissionais para atender às necessidades das empresas e da comunidade em geral, formando cidadãos com princípios éticos e de responsabilidade social.
O relacionamento ético da Instituição com todos os grupos de interesse, que são impactados ou influenciadores em sua atuação, podem favorecer na expansão e evolução do conceito e do papel da IES em sua inserção social, fortalecendo a sua relação de interdependência com a sociedade. Dentre os programas executados pela instituição, tem–se o FASUP SOCIAL, que está focado na análise da situação socioeconômica do discente, buscando a concessão de bolsas de estudos mediante a emissão do parecer referente ao perfil do candidato a uma bolsa integral ou com desconto na matrícula ou nas diversas mensalidades pelo NADD (Núcleo de Apoio ao Docente e Discente).
PROJETOS SOCIAIS
A FASUP consolida-se por ser uma instituição de ensino como por estar preocupada com a formação para a cidadania. Todos os projetos sociais, contam com a participação dos discentes. A política da FASUP é atuar com responsabilidade social como uma instituição consciente do seu papel na comunidade, enfatizando em compartilhar seu sucesso com as comunidades atendidas, oferecendo suporte aos menos favorecidos.
A responsabilidade social é um dos pilares das instituições de ensino, uma vez que visa contribuir com a formação do cidadão diante de uma sociedade cada vez mais desigual. As Instituições de Educação Superior (IES) têm o papel de promover a reflexão acerca da responsabilidade social na formação dos discentes como futuros agentes transformadores das questões sociais do País e construtores de ações de promoção da igualdade com vistas à inclusão social.
A IES tem a consciência da sua atuação na comunidade, para apoiar técnica e operacionalmente nos projetos de cunho social, ambiental e educacional. Destaca-se como meta o atendimento e a assistência à comunidade para construir e implementar uma política de gestão social direcionada para a qualidade de vida.
A instituição vem desenvolvendo projetos sociais com o objetivo de promover o atendimento à população carente do município nas questões relacionadas à saúde e ao desenvolvimento da cidadania sob a coordenação de docentes e participação dos discentes pelo fato da instituição estar consciente de sua responsabilidade social diante da comunidade circunscrita.
Não somente o Projeto FASUP em Ação, que tem como missão desenvolver ações de solidariedade e estimular a responsabilidade social por meio do voluntariado dos discentes e funcionários da Instituição, ainda estão previstas atividades culturais e aulas de informática. Esses programas de responsabilidade social prevêem atividades e eventos, no sentido de solidificar o sentimento de respeito e solidariedade na comunidade para tornar os discentes e funcionários em cidadãos ativos na vida social.
Os projetos promovidos pela comunidade acadêmica são selecionados e avaliados pelo Conselho Superior Acadêmico para definir as prioridades, conforme os princípios e objetivos da IES, fundamentados nos valores da civilização e nos referenciais de paz, justiça, democracia, solidariedade, respeito à diversidade e aos direitos humanos. Dentre os projetos permanentes da faculdade, tem-se:
OUTUBRO ROSA
Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de Paulista.
FASUP EM AÇÃO
Desenvolvimento de atividades e oferta de serviços à comunidade:
-
Palestras educativas sobre a saúde da mulher;
-
Palestras educativas sobre a saúde do homem;
-
Palestras sobre IST’s e Aids;
-
Teste de glicemia capilar;
-
Mamografia;
-
Atividades recreativas para crianças;
-
Exames oftalmológicos.
A FASUP tem o objetivo de trazer uma maior qualidade de vida à população do município e da região, no âmbito da educação ou da saúde, na conscientização ambiental e no acompanhamento das necessidades carentes. A responsabilidade social inclui subtemas como: a inclusão social, o meio ambiente, o desenvolvimento econômico e social, a memória cultural, produção artística e do patrimônio cultural, a educação em direitos humanos e a história da cultura indígena e afro-brasileira. A FASUP se consolida por aliar a qualidade do ensino com o retorno social, de forma que todos possam usufruir as melhores oportunidades de vida.